Sul-Americano Sub 20: Na raça, Brasil vence Uruguai de virada e está na final

Foto: Fixo Amadeu, marcou o seu 1º gol no Sul - Americano

Não foi fácil, mas mais uma vez o futsal brasileiro mostrou competência e está na final do 4º Campeonato Sul-Americano de futsal Sub 20. Diante de um bom público que compareceu ao Coliseo Ditaires para acompanhar as semifinais, a seleção brasileira da categoria, comandada pelo técnico Vander Iacovino, venceu de virada o Uruguai nesta sexta-feira (5/11), por 5 a 3, e pela quarta vez consecutiva disputará a final da competição.

Com o triunfo diante dos uruguaios, o Brasil duelará na decisão contra a anfitriã Colômbia, que com um gol no último minuto superou até então invicta Argentina pelo placar de 3 a 2. A final está marcada para este sábado, 6 de novembro, as 17 horas – 20 horas pelo o horário de Brasília.

A classificação

Se tecnicamente a partida desta sexta não tenha sido a melhor dos brasileiros no Sul-Americano 2010, certamente no quesito vontade e superação essa foi a melhor apresentação. Diante de um adversário fechado, o tricampeão encontrou dificuldades para furar a retranca, mas lutou literalmente até o último segundo para garantir a vitória.

Apesar das chances, várias por sinal, o Brasil foi para o intervalo em desvantagem no placar. Depois de ceder dois contra-ataques fulminantes ao Uruguai, que não desperdiçou e abriu 2 a 0 com gols de Victor e Otero, os brasileiros conseguiram diminuir ainda no primeiro tempo com um torpedo de primeira do fixo Amadeu, que não deu a menor chance ao bom goleiro Andrés.

O confronto seguiu equilibrado no período final. Na base da raça, característica marcante do rival, a seleção brasileira, de tanto insistir, chegou ao empate aos 33min30. Ferrão, em sua atuação mais convincente no campeonato, aproveitou a rebatida do guarda-meta e colocou pra dentro – 2 a 2.

Marcando pressão, o Brasil encurralou o time adversário e não demorou a virar o placar. Três minutos após o empate, Ian concluiu com precisão, de perna direita, para assinalar o terceiro tento. Acuados, os uruguaios sofreram o quarto gol, esse anotado pelo pivô artilheiro Ximbinha, o oitavo dele na competição.

Os últimos segundos foram de tirar o fôlego. Estourado em faltas, o selecionado brasileiro sofreu o terceiro gol numa batida de tiro-livre direto. Depois de defender a cobrança, Dudu, que entrou no lugar do arqueiro Deividi somente para a ocasião, sofreu o tento, já que a arbitragem voltou o tiro, alegando irregularidade do goleiro. No último segundo de jogo, Bateria definiu a vitória sobre os uruguaios, 5 a 3 – resultado final.

Feliz, Vander Iacovino fez questão de elogiar seus atletas. “O mérito é deles, que lutaram até o fim. Infelizmente demos dois gols a eles, em duas falhas da nossa equipe. Eu nunca tinha visto algo igual, só no primeiro tempo chutamos quase 50 vezes a gol e a bola não entrava. A classificação foi na raça mesmo, temos que dá moral a este elenco”, declarou o treinador logo depois da classificação.

Já o fixo pernambucano Ian, autor do terceiro gol brasileiro, elogiou a postura de seus companheiros. “Após o empate, nós notamos que dava pra virar. Isso estava no olhar de cada um de nós. O confronto foi duro, mas no fim deu tudo certo”, comentou.

Sobre a decisão deste sábado, contra os colombianos, Ian demonstrou confiança. “Final vale tudo e queremos ser campeões. Estou no melhor momento da minha carreira e vou jogar no limite, pois quero muito esse título”, finalizou o camisa 4.

Ficha técnica:

4º Campeonato Sul-Americano Sub 20
Uruguai 3 x 5 Brasil
Data: 05/11/2010 (sexta-feira)
Local: Coliseo Ditaires
Horário: 18 horas (21 horas pelo horário de Brasília)
Árbitro principal: Héctor Rojas (Peru)
Árbitro auxiliar: Manuel Benitez (Venezuela)
Terceiro Árbitro: Estefano Palacios (Equador)
Cronometrista: Marcelo Bais (Argentina)

Uruguai: Andrés, Diego (capitão), Otero, Medina e Nicolas. Entraram: Ecar, Emanuel, Guillermo, Dorado, Victor e Maritato. Técnico: Aníbal Roba.

Brasil: Deividi, Amadeu, Dian, Bateria e Ferrão. Entraram: Dudu, Gava (capitão), Jean Pierre, Ximbinha, Ian, Luizinho e Vitinho. Técnico: Vander Iacovino.

Gols
Uruguai: Victor (6min20), Otero (9min24) e Nicolas (38min53).

Brasil: Amadeu (14min32), Ferrão (33min30), Ian (36min26), Ximbinha (38min16) e Bateria (39min59).

Cartões
Uruguai: Victor (amarelo), Guillermo (amarelo) e Otero (amarelo).

Brasil: Ian (amarelo), Bateria (amarelo), Dian (amarelo) e Dudu (amarelo).

Autor Edilson Futsal

Edilson Rodrigues de França, Edilson, atual pivô do Maracanã E.C, vencedor de títulos como a Taça Brasil de Clubes (2ª Divisão), Bi-Campeonato da Liga Nordeste, Bi-Campeonato da Copa TV Sergipe, Campeonato Pernambucano, Campeonato Potiguar e etc.
    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial