Grand Prix: Brasil supera retranca e garante primeiro lugar do grupo B

Falcão pede apoio da torcida na partida diante dos costa-riquenhos.

O Brasil está nas quartas de final do 6ª Grand Prix de Futsal. Nesta segunda-feira (18/10), os brasileiros derrotaram a Costa Rica por 8 a 0 no ginásio Newton de Faria, em Anápolis (GO), e venceram a segunda partida consecutiva no grupo A da competição.

Com o triunfo, o time verde e amarelo chegou aos seis pontos e é líder da chave. Além disso, já tem a primeira colocação da chave garantida, já que não pode ser mais alcançado pelos adversários do grupo. Nesta terça-feira (19/10), os brasileiros cumprem tabela contra a Líbia, às 18 horas, também no Newton de Faria, pela última rodada da primeira fase.

Já os costa-riquenhos perderam a primeira partida na competição e somam um ponto e estão em quarto lugar. Nesta quarta, o time centro-americano enfrentará a República Tcheca, às 18 horas, no ginásio da UniEvangélica, ainda com chances de se classificar. Para isso, precisa vencer os europeus e torcer por uma derrota dos líbios diante do Brasil.

O jogo

Apesar do placar, os brasileiros tiveram dificuldades no início da partida. Marcando muito forte, os costa-riquenhos impediram o ataque brasileiro de jogar e ainda chegaram com perigo, mas o goleiro Tiago fez boas defesas e segurou os centro-americanos.

Com o tempo, a Costa Rica perdeu um pouco do ímpeto ofensivo, e os brasileiros aproveitaram para tocar a bola e esperar por espaços na defesa adversária. Sem sucesso, o Brasil teve que arriscar em chutes de longa distância. O fixo Ciço e os alas Gabriel e Vinícius tentaram, mas o paredão costa-riquenho era impenetrável.

A fortaleza centro-americana começou a ruir aos 14min39, quando o Brasil abriu o placar. Em cobrança de falta, a bola foi rolada para o meio da área e, depois de corta-luz, chegou até o ala Falcão, que emendou de primeira e colocou os brasileiros na frente. No fim do período, a Costa Rica ameaçou empatar, mas Tiago, com duas defesas difíceis, segurou o 1 a 0.

A segunda etapa começou diferente. Logo na primeira oportunidade, Falcão aproveitou a liberdade dada pelos adversários e marcou o segundo aos 21min35. Apenas 16 segundos depois, o ala Rafael teve a chance e não desperdiçou, anotando o terceiro gol brasileiro.

A desvantagem obrigou a Costa Rica a ir mais ao ataque. Com espaços, os brasileiros tiveram mais facilidade de jogar e, naturalmente, a vitória se consolidou. Aos 26min24, o pivô Vander Carioca marcou o quarto gol, aproveitando rebote do goleiro Orejas. Um minuto depois, Vinícius fez o quinto escorando cruzamento.

Depois, o ala Ari, aos 30min28, e o ala Fernandinho, aos 31min49, aumentaram a vantagem para 7 a 0. A quatro segundos do fim, Rafael apareceu livre na área, marcou o seu segundo gol na partida e fechou a goleada brasileira. No entanto, o técnico do time, Marcos Sorato, fez ressalvas à atuação da equipe na primeira etapa.

“Tivemos dificuldade no primeiro tempo porque nossa velocidade de retorno foi menor que a deles, e por isso eles tiveram chances de marcar. Também erramos muitas finalizações, o que pode ter um preço alto contra equipes mais qualificadas. No segundo tempo, o time foi melhor e os gols saíram naturalmente”, analisou.

Na Costa Rica, o técnico Esteban Jiménez disse que a equipe se cansou na segunda etapa e, por isso, sofreu a goleada. “Na Costa Rica o futsal é amador e os jogadores treinam poucas horas por semana. A parte física foi decisiva. A diferença de gols é a diferença entre um país tão desenvolvido no futsal e um como o nosso, que tenta fazer as coisas bem para uma projeção no futuro”, afirmou.

Autor Edilson Futsal

Edilson Rodrigues de França, Edilson, atual pivô do Maracanã E.C, vencedor de títulos como a Taça Brasil de Clubes (2ª Divisão), Bi-Campeonato da Liga Nordeste, Bi-Campeonato da Copa TV Sergipe, Campeonato Pernambucano, Campeonato Potiguar e etc.
    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial