Competições Nacionais sofrerão revolução a partir de 2010

O futsal do Brasil viverá uma revolução a partir de 2010. Neste sábado (5/9), em Campinas (SP), a presidência da Confederação Brasileira de Futebol de Salão - Futsal (CBFS) se reuniu com os presidentes de federações estaduais, que estão à frente de cada uma das regiões do País, para discutir uma reestruturação no calendário e forma de disputas das competições nacionais promovidas pela entidade.

A proposta aprovada muda radicalmente o formato de disputa das Taças Brasil e Campeonatos Brasileiros de Seleções, em todas as suas categorias (de sub-15, sub-17, sub-20 e adulto), tanto no masculino, quanto no feminino. Já a partir da próxima temporada, as competições nacionais serão realizadas em três divisões: Especial, Primeira Divisão e Segunda Divisão.

“A proposta apresentada e aprovada por unanimidade não é nenhuma novidade no cenário esportivo nacional ou mesmo mundial, apenas estamos, respeitando as peculiaridades do futsal, e, a exemplo de outras entidades esportivas, almejando cada vez mais motivar nossos eventos, por meio de um justo nivelamento técnico entre os participantes, bem como de melhores condições operacionais nas competições”, explicou o presidente da CBFS, Aécio de Borba Vasconcelos.

O calendário de competições nacionais e a forma de disputa dos certames serão alterados. Enquanto os Campeonatos Brasileiros de Seleções passam a ocorrer de quatro em quatro anos, em todas as suas categorias, as Taças Brasil de Clubes serão anuais. Cada divisão terá nove federações (estados) representadas.

Entre as Taças Brasil de Clubes e os Campeonatos Brasileiros de Seleções há uma diferença no número de participantes em cada divisão. Enquanto nas Taças Brasil a composição de cada divisão pode chegar a dez clubes, com a possibilidade da inclusão de um segundo time do estado sediante, nos Brasileiros de Seleções não há como se fazer tal convite.

Ranking

Serão estabelecidos rankings em cada categoria para determinar as posições de cada estado (federação) na respectiva competição. Baseado nas últimas cinco edições do campeonato em questão. Uma vez estabelecido o ranking, as equipes terão a oportunidade de acesso ou descenso, com duas equipes sendo rebaixadas por divisão, e as duas melhores sendo promovidas à divisão imediatamente superior.

“Estamos convictos que o futsal do Brasil passará por um significativo processo de crescimento estrutural e notória elevação técnica. Os atletas, clubes e federações se sentirão mais confiantes, seguros e motivados, pois, entrarão nas competições praticamente em condições de igualdade com seus adversários”, explanou o presidente.”As conquistas serão mais valorizadas e, por conseguinte, mais comemoradas e representativas”, complementou.
A expectativa é de que até novembro o ranking das diversas categorias seja apurado e divulgado.

Fonte: www.futsaldobrasil.com.br

Autor Edilson Futsal

Edilson Rodrigues de França, Edilson, atual pivô do Maracanã E.C, vencedor de títulos como a Taça Brasil de Clubes (2ª Divisão), Bi-Campeonato da Liga Nordeste, Bi-Campeonato da Copa TV Sergipe, Campeonato Pernambucano, Campeonato Potiguar e etc.
    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial